Olá
Hoje falaremos sobre o nome da cidade de Pelotas. Como havíamos dito no último post, Pelotas começou a se desenvolver com a presença de charqueadores às margens dos arroios Santa Bárbara,Pelotas, Moreira e São Gonçalo. Formava-se assim a freguesia São Francisco de Paula em 1812, e que só em 1835 ganhou a condição de cidade sendo batizada pelo nome que conhecemos hoje "Pelotas" ou carinhosamente conhecida como Princesa do Sul.
A origem do Nome
O nome Pelotas é uma referência a uma embarcação rústica improvisada utilizada naquele período para locomoção individual e transporte de pequenas cargas chamada de "Pelota"
Pelota: Feita por Rodrigo Lobato Schlee do Parque Gaúcho de Gramado e utilizada na travessia em comemoração aos 200 anos de Pelotas
Esta embarcação era feita de couro bovino com uma armação de galhos amarrada a uma pessoa (escravos) que a puxava a nado rebocando-a através dos cursos d´ água. A Pelota era muito utilizada no Brasil naquele período em cidades com muitos cursos d agua devido a escassez das pontes.
Travessia da Pelota no arroio Pelotas em comemoração ao bicentenário de Pelotas-Foto: Nauro Junior
Um fato interessante é que o famoso pintor francês Jean-Baptiste Debret ao conhecer o Brasil no século XIX registrou com suas pinturas a utilização da embarcação, um presente histórico e muito importante que resistiu ao tempo. Abaixo o desenho
A província de São Francisco de Paula com a sua população estabelecida as margens dos arroios logo foi tomada por tal embarcação e eis que surge assim o nome de nossa cidade "Pelotas".
Nos próximos posts voltaremos a falar de Doces!! :)
Alguma sugestão,crítica ou elogio?
Envie email para: david_jesk@hotmail.com
Obrigado por acompanharem o blog o/
Att Equipe Imperatriz Doces Finos
Nenhum comentário:
Postar um comentário