sábado, 18 de maio de 2013

Doces Tradicionais de Pelotas : Para provar que é bom


   Olá hoje vamos conhecer a Associação dos Doceiros de Pelotas,a idealização do projeto de Indicação de Procedência dos Doces Tradicionais de Pelotas e sua importância econômica e histórica para a cidade.A associação começou através do Projeto Polo Doce de Pelotas em 2006 conduzido pelo SEBRAE/RS, este reuniu empresários do setor visando a profissionalização com técnicas de fabricação dos mesmos.
  Em abril de 2008 formalizou-se a Associação dos Doceiros de Pelotas que tinha como meta garantir a tradição dos doces ao território Pelotas, através do desenvolvimento do Projeto "Indicação de Procedência dos Doces de Pelotas". Para tal, construíram um regulamento técnico de produção dos doces tradicionais que padroniza a receita do produto a fim de evitar alterações na receita original.

O que é a indicação de procedência?
  Quando um lugar possui reputação atrelada a determinado produto ou serviço é possível ser reconhecido como um tipo de indicação geográfica denominado de indicação de procedência, no caso de Pelotas, os doces se limitam a região de Pelotas ou seja a todas as cidades que pertenciam a Pelotas no passado (Turuçu,São Lourenço,Capão do Leão,Morro Redondo e Arroio do Padre).

   Dia 31 de Novembro de 2011 a presidente da associação Maria Helena Lubke Jeske recebeu em solenidade o Certificado de Indicação Geográfica (IG), que garante a associação exclusividade sobre o uso da marca Doces de Pelotas. Portanto somente os produtores da associação que cumprem o regulamento técnico poderão fazer uso do nome "Doces de Pelotas" , garantindo qualidade ao consumidor.


Abaixo a lista dos Doces Certificados de Pelotas:

Camafeu
Fatia de Braga

Olho de Sogra

Panelinha de Coco

Ninho

Pastel Santa Clara

Queijadinha

Quindim

Papo de Anjo

Trouxinha de Amêndoas
Amanteigado
Beijinho de Coco
Bem Casado
 
Broinha de Coco























































No próximo post iremos retomar esse assunto explicando sobre a importância da rastreabilidade do doce certificado para o consumidor e como isso reflete na qualidade final do produto.

Att David Jeske

Nenhum comentário:

Postar um comentário