sábado, 11 de maio de 2013

A Doçaria Conventual Portuguesa e os Doces Tradicionais de Pelotas



Convento de Santa Clara (Coimbra- Portugal)

Olá
Hoje falarei da importância dos conventos para a história da culinária de Portugal e sua relação com os doces tradicionais de Pelotas



A doçaria conventual é aquela praticada em conventos por freiras que veio a se fortalecer a partir do século XV com o plantio da cana-de-açúcar  na ilha da madeira em Portugal (Açúcar era um ingrediente raro, não muito conhecido e muito valioso naquele período).Até este momento o adoçante que se tinha maior conhecimento e acesso era o mel, a chegada do açúcar em Portugal permitiu a criação de novas receitas.
    Os conventos eram compostos na grande maioria por mulheres que não tinham escolhido a vida conventual por fé, mas sim por imposição social e para se entreterem durante o interminável tempo claustral, dedicavam-se à confecção de doces, diversificando-os e aprimorando suas as receitas ao longo do tempo.
   Dentre os variados ingredientes utilizados nos conventos destaca-se o açúcar, amêndoas e ovos(Gemas) devido a sua abundância em Portugal naquela época.
Vale ressaltar a importância na utilização da gema, durante os séculos XVIII e XIX Portugal era considerado o principal produtor de ovos da Europa, no entanto apenas a clara dos ovos possuía importância econômica, esta era exportada e utilizada como purificador na produção de vinho branco e para engomar ternos, já a gema antes de ser utilizada nas receitas dos conventos era descartada ou então dava-se aos porcos nas fazendas.
   Em razão deste fato histórico teve-se então a criação de muitos doces tendo sempre como base a gema que excedia as toneladas na época.
Abaixo irei destacar alguns doces conventuais portugueses que fazem parte dos Doces Tradicionais de Pelotas e que tem as gemas como principal ingrediente:

Papo de Anjo

Pastel Santa Clara

Ninho

 Trouxinha de Amêndoas

Quindim

Queijadinha



A história da culinária de Portugal está muito ligada aos conventos, sendo estes até hoje conhecidos por suas iguarias. 
Neste link encontra-se outros doces portugueses conventuais:

Quer conhecer mais sobre esses e outros doces acesse:

Att

David Jeske

Nenhum comentário:

Postar um comentário