sábado, 13 de agosto de 2011

Doces Histórias: O Camafeu


A Inspiração do Doce Camafeu



O Camafeu é uma pedra acinzentada esculpida de maneira a formar imagens de deuses ou figuras femininas , acredita-se que tenha surgido 300 anos A.C em Alexandria no antigo Egito sendo utilizado como adorno para enfeitar roupas,anéis, vasos, elmos, peitorais de armaduras e punho de espadas.
Dentre os amantes dos Camafeus está o Papa Paulo II um grande colecionador, Napoleão Bonaparte que chegou a fundar uma escola em Paris para a elaboração destes e por último a rainha da Grã-Bretanha e Irlanda Alexandrina Vitória que ditou moda entre as mulheres de sua época com a utilização deles em suas vestimentas.

Napoleão Bonaparte e Rainha Vitória Portando Camafeus

Utilizar um Camafeu em vestimentas demonstrava uma pessoa muito nobre e rica.



E o Doce Camafeu?


O Doce Camafeu é inspirado no adorno, ele é composto de uma massa de Nozes com gemas e uma leve cobertura de glacê, o enfeite da Nozes simboliza a figura em relevo.
Há dúvida sobre sua origem pois alguns dizem ser árabe e outros Português, no entanto ele é considerado aqui no Brasil como um doce de Portugal. Está dúvida ocorre pois Portugal foi dominado por árabes em 711 a 1492 ou seja por quase 800 anos e isto gerou uma grande influencia cultural.
Mas o Camafeu é um doce típico Português com influência Árabe
Atualmente o Camafeu é considerado um Doce Fino e Tradicional presente em muitas festas e casamentos

Espero que tenham gostado em breve estarei postando maiores informações sobre a história dos Doces Tradicionais de Pelotas

Obrigado

Att

David Jeske





Nenhum comentário:

Postar um comentário